Ache o que procura!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atividade Curricular M3 - Marketing

Para quem faltou ou saiu antes do término da aula. O Erwin postou uma atividade no ambiente sophia com o nome de "case construtora ramos", no final do case seguem as atividades para serem entregues segunda feira 02/05 que podem ser feitas em trio.
Lembrando que para aula nesse mesmo dia, veremos "segmentação e posicionamento" que também se encontra no ambiente sophia. Após a entrega dos trabalhos e o término do assunto, será feita a prova que fecha a nota da M3. (em dupla, com consulta)

Boa Sorte a todos!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feliz Páscoa e uns avisos

Uma feliz páscoa a todos, com bastante chocolate... espinhas, gordurinhas extras... hahaha

Enfim.. o trabalho de intro a pp, é pra terça, quem imprimir com a iramaya, deve enviar os arquivos até o meio dia de segunda feira 20/04 em .PSD (photoshop), .CDR (Corel Draw), .AI (illustrator) ou .JPG (imagem).. particularmente recomendo o JPG pois é muito mais prático. Nada de word e power point ou coisa parecida. Observem o tamanho do arquivo pronto, pois ele diz muito a respeito da qualidade, algo bom nas dimensões que ela pediu, vai ficar em torno de 4 Mb, talvez um pouco mais, dependendo da composição.

Item 2 - No canto direito do blog, tem uma opção p/ cadastrar seu email, de uma forma que todas as atualizações postadas aqui, vão diretamente para o email cadastrado. A vantagem é que não precisa ficar abrindo a todo instante o blog, pra ver se postaram ou não algo.

Alguma dúvida, postem nos comentários e se estiver ao meu alcance, respondo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Resumo para a prova de Sociedade e Cultura

Boa noite, pessoal.

Amanhã pela manhã, a turma do primeiro período de PP 2011/1 - noturno terá prova de Sociedade e Cultura. Após a leitura do livro, disponibilizado pelo professor Osmundo no Ambiente Sophia, sugiro que dê uma conferida no resumo abaixo. Mas atenção, o texto está limitado. Só haverá entendimento, só haverá entendimento se você tiver lido o livro.

Até amanhã!

DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA

Determinismo biológico: O homem não herda cultura biologicamente, ela é parcialmente constituída de acordo com o meio.

Determinismo geográfico: A cultura age seletivamente, mas não por limitações. A espécie humana rompe limites que são impostos por fatores biológicos ou de seu meio ambiente, domina os céus, os mares e daí por diante.

Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura: O homem é o único ser possuidor de cultura. No decorrer de sua evolução, nossa espécie estabeleceu uma distinção de gênero e não apenas de grau em relação aos demais seres vivos. Cultura é um composto de conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

O desenvolvimento do conceito de cultura: O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura. Cultura é um processo acumulativo. A linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral.

Ideia sobre a origem da cultura: O homem produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder.

Teorias modernas sobre cultura:

- Teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo;

- Teorias idealistas

- Cultura como sistema cognitivo;

- Cultura como sistemas estruturais;

- Cultura como sistemas simbólicos.

COMO OPERA A CULTURA

A cultura molda uma vida “num ser biologicamente preparado para viver mil vidas”.

A Cultura condicionada. A visão de mundo do homem: Homens de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões diferentes à cerca de algo. Sabemos a que grupo pertence uma pessoa pela sua imagem / características. O homem toma como referência o seu grupo, e não a humanidade. A cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológicas.

A cultura interfere no plano biológico:

- Etnocentrismo: uma crise na sociedade pode desencadear uma reação oposta ao etnocentrismo, o homem perde a sua sede de pertença, perde a motivação por se manter vivo.

- Doenças psicossomáticas: as crendices que fazem milagres.

Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura: Diferenças de sexo e idade influenciam, são as chamadas fases da vida (idade). Estabelecimento de posições (pai e filho), meio em que vive ou especialização (médico X agricultor).

A cultura tem uma lógica própria: Considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.

A cultura é dinâmica: O homem, diferente das formigas, por exemplo, muda seus hábitos e evolui porque tem a capacidade de questionar os seus próprios hábitos e modificá-los. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir.

Trabalho de Marketing para dia 18/04

Briefing do trabalho de Marketing para segunda feira, que pode ser feito em grupo de três.


Critérios de correção:
a) Amplitude da abordagem;
b) Coerência na argumentação;
c) Caligrafia, ortografia, pontuação, acentuação e concordância verbal;
essa última pode desconsiderar porque ele disse pra fazer digitado mesmo etc


1) Quais os aspectos da Gestão de Produtos podem ser observados no case da P&G? Faça uma associação entre o case e o conteudo abordado sobre o "P"-Produto.

Analisar, o lançamento do produto ORAL B dentro dos seguintes aspectos.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

1 - Geração de ideias: *fontes internas / *fontes externas
2 - Seleção de ideias: rever as ideias e selecionar as melhores para o momento
3 - Desenvolvimento e teste de conceito: versão detalhada da ideia (desenvolver um protótipo se preciso)
4 - Desenvolvimento da estratégia de marketing: acontece em 3 momentos: lançamento / 1º ano / proximos anos. Pensar em metas de venda e lucro para os 3 momentos.
5 - Analise de negócio: revisão das projeções de vendas, custos e lucros. "Devo vender o produto ou não?"
6 - Desenvolvimento do produto.
7 - Marketing-teste: etapa de teste em cenarios de mercado mais realistas.
8 - Comercialização: é o lançamento do novo produto. *Quando lançar / *Onde lançar / *Lançamento planejado ao mercado?

Obs: peguei o exercício com a paula, e tudo que estiver depois de ":" são anotações que ela fez durante a aula.

TEXTO ANALISADO;

CASE P&G - Como nasce um produto: Oral-B Pro-Saúde

O lançamento de uma simples pasta de dentes por uma multinacional revela toda a complexidade e os riscos que as empresas enfrentam ao colocar uma nova marca nas prateleiras
Por Daniel Hessel Teich

A quebra do banco Lehman Brothers, em setembro, provocou uma apreensão fora do comum na Torre E do Centro Empresarial de São Paulo, na zona sul da capital paulista. É lá que fica a sede brasileira da gigante de produtos de consumo americana Procter&Gamble, maior anunciante do mundo,
dona de um faturamento de 83 bilhões de dólares e um portfólio de 300 itens, que vão de alimentos a produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica.
Não que a quebra do banco e a sucessão de acontecimentos catastróficos que se seguiriam tivessem impacto imediato sobre os negócios da empresa no Brasil. O que se temia era que o derretimento da economia dos Estados Unidos pudesse arrastar para o buraco um projeto cuidadosamente montado
pela filial desde março de 2006. No momento em que se deu o colapso financeiro americano, a P&G do Brasil dava os retoques finais para lançar em grande escala seu primeiro creme dental no país, um passo mais ousado e complexo do que a simplicidade do produto faz parecer.
Com o agravamento da crise, o presidente da P&G no Brasil, o egípcio Tarek Farahat, procurou o presidente mundial da companhia, Alan G. Lafley. "A empresa não costuma cancelar lançamentos, mas a situação era fora do comum", disse Farahat a EXAME. "Lafley, porém, deixou claro que não mudaríamos absolutamente nada em nossa estratégia. Os investimentos previstos estavam mantidos, seja no lançamento, seja na construção de uma
nova fábrica em Alagoas."
Numa visita relâmpago à sede da operação em São Paulo, no dia 20 de janeiro deste ano, Lafley voltou a reiterar sua confiança no projeto a um grupo de funcionários reunidos no auditório da empresa. Com a bênção do presidente mundial, o lançamento, cujos principais passos foram acompanhados por EXAME nos últimos quatro meses (veja quadro na próxima página), seguiu como o planejado. No começo de abril, o creme dental da Procter deve chegar
ao mercado nacional com a marca Oral-B Pro-Saúde.
É fácil entender o motivo por trás da apreensão dos executivos da P&G. Um lançamento bem sucedido pode mudar a dimensão de um negócio. A Apple ressurgiu das cinzas graças ao fenômeno iPod, aparelho que mesmerizou os consumidores desde o momento em que surgiu pela primeira vez. A Coca-Cola injetou ânimo novo em sua velha marca com a Coca-Cola Zero, produto que imediatamente se tornou um fenômeno de vendas e teve impacto direto no
aumento da lucratividade global da empresa.
Depois que entraram para o panteão do consumo global, o iPod e a Coca Zero parecem casos que estavam, desde o princípio, destinados ao estrelato. Evidentemente, não é assim que um lançamento funciona. Ambos, como seus resultados mostraram, tinham, de fato, potencial para estourar. Mas como eles surgiram? Que tipo de aperfeiçoamento foi necessário para que despertassem o desejo nos consumidores? Que estratégias de marketing foram utilizadas?
"Ter em mãos um bom produto é apenas parte de um amplo processo", diz Jay Desai, exexecutivo da área de inovação da GE e presidente da consultoria americana Institute of Global Competitiveness.
As etapas são várias e, muitas vezes, começam bem antes da concepção do produto em si (veja quadro). A Procter&Gamble, por exemplo, aproveita a condição de uma das maiores máquinas de inovação do mundo, com 27.000 patentes registradas, para impulsionar sua produção de lançamentos. O novo creme dental que será lançado no Brasil reuniu 25 dessas patentes, invenções como uma substância que elimina as bactérias da boca e outra que reduz manchas nos dentes.
O período de estudos para a execução de um projeto dessa envergadura é longo. Apenas em pesquisas, o produto consumiu 12 anos e foi alvo de mais de 30 estudos científicos. Lançado nos Estados Unidos em 2006, com o nome de Crest Pro-Health, permitiu à marca Crest - uma das mais tradicionais da P&G - reconquistar a liderança de mercado, perdida dez anos antes para a também americana Colgate. Só em marketing, a introdução da Crest Pro-Health nos Estados Unidos consumiu 100 milhões de dólares, transformando-se no maior lançamento de uma pasta de dentes da história. Seria possível até esperar que, com um retrospecto desse porte, a P&G simplesmente mandasse as caixas de pastas de dentes para os supermercados brasileiros e começasse a vender seu produto. Não foi o que aconteceu. Para lançar seu novo creme dental no Brasil, a empresa praticamente refez todo o caminho que a matriz já havia trilhado anos antes no mercado americano. Entre março de 2006 e fevereiro de 2009 - portanto durante quase três anos de trabalho -, a P&G brasileira realizou 15 diferentes pesquisas de mercado, ouvindo 5.200 consumidores, número quatro vezes maior do que o habitual em lançamentos de produto. Nas pesquisas, foram testados desde os hábitos de escovação dos brasileiros até a preferência por sabores - entre a gama de produtos da
empresa há variedades como anis, canela, laranja, limão e até mesmo maracujá e açaí, sabores que o brasileiro estranhou.
A embalagem também foi submetida à aprovação dos consumidores, sendo avaliada em testes sofisticados, como o eye tracking. Por meio dessa tecnologia, os designers da empresa se valeram de uma tela de computador capaz de registrar o movimento dos olhos dos consumidores pelo produto e, com isso, detectaram os pontos que mais chamavam a atenção das pessoas (como a reação às cores, ao tamanho das letras e às ilustrações na caixa de papelão). Até a decisão pelo modelo final, foram testadas 44 embalagens diferentes. Por que tanto empenho no lançamento de um único produto, em algo tão simples quanto um creme dental? Do sucesso da iniciativa depende muito a expansão da P&G no Brasil. Sua missão é funcionar como uma alavanca para a área de produtos de higiene bucal da companhia no país, um mercado estimado em 3,2 bilhões de reais por ano. Hoje, a Procter detém 21% do mercado de higiene bucal no mundo, liderando em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Alemanha. Sua participação no Brasil, porém, é de coadjuvante. A Procter está presente apenas no mercado de escovas de dentes, enxaguatórios e fio dental - segmentos que representam cerca de 40% do total da área de higiene bucal.
Com o novo produto, a empresa entra na fatia mais robusta do mercado, com vendas anuais estimadas em 1,9 bilhão de reais. Para a Procter, o Brasil é um mercado fundamental, pois se trata do segundo maior das Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Também é um dos que mais crescem no mundo, ao ritmo de 3% ao ano em cremes dentais e 8% em escovas. Segundo cálculos dos executivos da P&G, cada ponto percentual de participação de mercado que a nova pasta de dentes conquistar nos próximos meses representará um crescimento de 10% em seu negócio de higiene bucal. Ganhar espaço nesse setor, porém, é uma tarefa especialmente complexa. Com o lançamento da nova Oral-B, a P&G baterá de frente com as líderes históricas de mercado - a Colgate-Palmolive, dona das marcas Colgate e Sorriso, que concentram juntas 60% de participação, e a anglo-holandesa Unilever, dona da marca Close Up.
A reação dos concorrentes é um dos maiores riscos que um novo produto pode enfrentar - principalmente quando esses concorrentes concentram parcela tão significativa das vendas.
Na tentativa de evitar um contra-ataque agressivo, a P&G prepara uma chegada discreta. No princípio, seu produto será distribuído em 35.000 pontos-de-vendas considerados estratégicos, de um total de 350.000.
Apesar de já ter comerciais de TV gravados com o novo produto, a P&G não deve realizar campanhas publicitárias de massa em um primeiro momento. O marketing se concentrará na distribuição de amostras grátis em consultórios dentários e no lançamento de pacotes promocionais, nos quais o creme dental será distribuído como brinde na venda de outros itens da linha Oral-B. Ao todo, está prevista a distribuição de 4 milhões de amostras grátis em consultórios dentários, enquanto outros 3 milhões de tubos serão distribuídos como brinde. As duas iniciativas são o que os profissionais de marketing chamam de ferramentas de experimentação. "O principal objetivo do lançamento é despertar a atenção do consumidor e levá-lo a testar rapidamente o produto", diz Farahat. "Nossas pesquisas mostram que o consumidor que testa o nosso produto tende a adotá-lo como marca preferencial."
A estratégia de lançamento da nova Oral-B no Brasil é uma clara emonstração de como uma empresa do porte da P&G tira proveito de seu processo de globalização - mesmo em períodos de crise econômica. Com quatro fábricas instaladas no país, a P&G não produzirá um grama sequer do produto no Brasil. As quatro versões da pasta, divididas por faixas de preço, serão importadas. O principal produto da linha, o creme dental Oral-B Pro-Saúde, com preço de cerca de 4 reais, tem fórmula idêntica à Crest Pro-Health, o creme dental que garantiu à empresa a liderança de mercado nos Estados Unidos. Por questões de escala de produção e logística, o produto não virá da matriz, mas sim da fábrica da empresa na Alemanha, país onde é vendido com a marca de Blend-A-Med. As versões mais populares serão produzidas no México.
Como era de esperar, a montagem desse mix criou alguns imprevistos. No final do ano passado, às vésperas do lançamento, percebeu-se que as caixas trazidas da Alemanha eram menores que o padrão brasileiro. Se fossem mantidas no formato original, corriam o risco de desaparecer nas prateleiras dos supermercados. Já as mexicanas tinham o tamanho semelhante às usadas no país. A solução encontrada foi encomendar novas caixas à filial do México, trazê-las desmontadas e organizar uma trabalhosa operação de reembalagem nas fábricas e nos centros de distribuição da P&G no Brasil.
A globalização, porém, para por aí. Ao contrário do que acontece em outras grandes empresas mundiais, com suas marcas e campanhas de marketing padrão, os executivos da P&G concluíram que adaptações ao mercado local seriam determinantes para o sucesso. A começar pelo nome do novo produto. A marca Crest existe nos Estados Unidos desde a década de 50. Lá é tão reconhecida como a Pringles, das batatas fritas, ou a Tide, que batiza o mais vendido sabão em pó do mercado americano. Ao lançar aqui suas fraldas, na década de 90, a Procter não hesitou em usar sua principal marca, Pampers. Fez o mesmo com o sabão Ariel, outro de seus logotipos globais. Por que não fazer o mesmo com a Crest? Por uma questão de tempo, de conveniência e de risco. A Oral-B, marca herdada com a compra mundial da Gillette, tem uma história de mais de 30 anos no Brasil. Batiza uma linha de escovas líder de mercado, com 27% de participação. "Pensamos em usar o nome Crest, mas percebemos que não havia apelo de massa no Brasil", diz César Benitez, diretor de pesquisa de mercado da P&G no Brasil.
O lançamento da pasta de dentes da Crest é um exemplo da complexidade alcançada pelas estratégias de marketing das grandes companhias. Tal sofisticação, porém, não é garantia de sucesso. O índice de fracasso em lançamentos é elevadíssimo. Segundo estatísticas da McDonough School of Business, da Universidade Georgetown, um em cada três lançamentos realizados no mercado americano fracassa. A mesma pesquisa mostra que, em média, 46% dos recursos aplicados em desenvolvimento e comercialização de novos produtos não alcançam o retorno esperado. Realizado em 2007, o lançamento do sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, já se transformou num desses antiexemplos. Depois de dois anos de atraso e mais de 7 bilhões de dólares em investimentos, o Vista chegou ao mercado em meio a uma gigantesca operação de marketing, aquilo que o presidente da empresa, Steve Ballmer, definiu como o maior lançamento na história da Microsoft. Quando os primeiros compradores instalaram o software em suas máquinas e os problemas começaram a surgir, a classificação de Ballmer tornou-se uma piada. O Vista travava, era lento e apresentava problemas de compatibilidade com outros equipamentos, como impressoras. (Uma prova de que não há pirotecnia que salve um produto com problemas de concepção.) Surpreendida, a Microsoft realizou uma série de correções, mas o Vista já estava condenado. A empresa terá a chance de se redimir perante o mercado em 2010, quando deverá ocorrer o lançamento do Windows 7. Diante das armadilhas presentes no caminho de um lançamento, Farahat, o presidente da P&G do Brasil, tem revisado cada passo de sua estratégia. Nos últimos dias, adotou um mantra em meio à pressão provocada pela estreia da nova Oral-B. "O diabo está nos detalhes", costuma dizer. O difícil, em momentos como este, é saber em qual detalhe o demônio pode estar escondido.


Obs. Se encontrarem algum erro no briefing, comentem.

sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lembretes: Sociedade e Cultura!

Oi! Passando aqui para deixar alguns lembretes sobre a aula de Sociedade e Cultura, cujo próximo encontro acontecerá no dia 16 de abril, na sala 204 do bloco 10 (não confirmado S:)! (Ou ao menos é isso que menciona o nosso horário...)

- Quem ainda não o fez, não se esqueça de postar no fórum M1 do Sophia o comentário sobre o filme Hakani, bem como uma réplica a um comentário de um colega.
- Os professores disponibilizaram a nós o livro Cultura, um Conceito Antropológico, de Roque de Barros Laraia. Também há um slide sobre o livro, e vídeos. Eu não achei lá, mas uma conhecida de jornalismo me disse que avisaram sobre uma prova sobre essse livro na próximo aula! Não é nada confirmado, então se alguém souber mais detalhes, avise!

Por enquanto, é só isso! Não se esqueçam de verificar o conteúdo, e de irem para a aula, claro, para depois termos festa! ;)

Até mais!

Festa!

Então ta! Tudo certo para nossa Reunião de confraternização? Com direito a salada, ambiente com ornamentações e tudo mais? Sim!
Fica então marcado, dia 16 depois da aula de sociedade e cultura.
Mais informações é só conversar comigo (Amanda), Luiz ou Jhonny.
Preço e local serão informados somente pessoalmente.
Beijos e até na aula de Foto.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lembretes

Oi gente! ahaha. Lembrando que nossa vida acadêmica cheia de trabalhos e provas realmente iniciou chamo a atenção para quem ainda acha que se especializará também em Mania's, Taiá e afins que até dia 9 de abril quem ainda não fez o trabalhinho de Sociedade e cultura esta quase perdendo o prazo. Se você como eu esta dando prioridade para outras coisas e esquecendo deste pequeno grande detalhe, vamos nos mexer! Outro lembrete é sobre a prova de Marketing, o professor nos mandou um e-mail avisando, mas só para fortalecer e relembrar segue a baixo o conteúdo:
Unidade 1: Filosofias de Marketing, Marketing Social, societal e para causas sociais.
Unidade 2: Toda a matéria até chegar em "Mix de Produtos" (Ficará para a próxima este conteúdo)
Como de costume será feita a prova em dupla e sem consulta. Questões objetivas!

E agora, para finalizar disponibilizo a vocês a baixo uma convocação...

Anos 60 detonando em apresentação

Como me foi (bem) lembrado por nossa Baby linda, segue a baixo algumas fotos da equipe dos anos 60 em sua apresentação super luminosa e deliciosa.




"Cri cri" da semana

Hoje ao chegar na aula recebi uma curiosa indagação de um de meus colégas perguntando sobre o porque do homem pelado em pleno deserto que estava segurando um palito de aposta em uma das mãos ter se matado. Achei super estranho mas esta história ficou martelando em minha mente até a horta da saída, parece que ja foi desvendado o mistério que a Cau lançou em aula, mas eu descubro isso amanhã. No fim da aula conversando com o meu amiguinho Locutor (Luiz), que também é colaborador no Blog, disse tambem copartilhar da mesma vontade de trazer estas ditas, charadas para nosso cantinho, então segue a baixo a primeira de uma sequencia semanal. Participem!
Certo dia um homem voltou à sua casa para buscar algo que havia esquecido, e notou que sua casa havia sido completamente destruida. O que aconteceu?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Preconceitos à parte.

Mas é basicamente assim que funciona a cultura de massa, no Brasil.



Este vídeo é de cunho preconceituoso, por isso, peço que entenda a mensagem de que o homem (entenda-se como a sociedade de massa) pode ser facilmente influenciado por algo e passar determinada mensagem adiante.

Deixo uma reflexão: O que levou à eleição do humorista Tiririca? Revolta? Voto de protesto? Falta de conhecimento por parte do eleitorado? Ou melhor, a sociedade e a democracia brasileira são como marionetes manipuladas pelos que têm conhecimento e, por outro lado, um imenso parque de diversão - que não faz sentido - para uma sociedade que tem preguiça de pensar?

"Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto. Pior do que está, não fica!".

terça-feira, 5 de abril de 2011

iPad deve ficar mais barato, no Brasil.

Tirei do site Acontecendo Aqui:

Circula no mercado que Apple produzirá iPads no estado de São Paulo. Segundo o empresário João Doria Jr. em sua coluna na revista Isto É, esta será a única fábrica da empresa na América Latina. A companhia busca uma cidade para montar a sua operação. O anúncio de local e o investimento serão divulgados neste mês de abril, pela Apple, numa audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A tecnologia é o que rege o desenvolvimento e ampliação dos horizontes da comunicação. Essa notícia vem a calhar principalmente para nós universitários, pois o fato da produção ser nacional remete à baixa nos custos... já que brasileiro é conhecido pela pechincha, vamos aproveitar!

Clique aqui para ler a notícia completa, no site da Isto É Dinheiro.

Veja o Steve Jobs apresentando o iPad 2, clicando aqui.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um lembrete e um Obrigada.

Oi gente! haha Bom, hoje eu soube ao chegar em sala do e-mail que nossa coordenação mandou aos alunos. Queria deixar aqui meus agradecimentos. Obrigada por essa força para a divulgação deste espaço. Confesso que ao criar o Blog já imaginava que seria de grande utilidade para aqueles que perdem aula ou esquecem de anotar algo com uma relevante importância para uma determinada matéria ou assunto de prova e trabalho. Bom... obrigada e continuem visitando, comentando, divulgando e participando... ando, ando e ando. Abraços! Ps.: Amanhã é a Apresentação da Baby linda e ireio levar meu pendrive para já recolher as apresentações de PPT. Em seguida disparo E-mail para todos.