Erbolato ( Comunicador)
Kotler (Marketeiro)
Comunicação
- Processo de transmitir idéias entre indivíduos
- Todos os processos intelectuais que, individual ou coletivamente chegam a influenciar pessoas.
- Diálogo interativo entre empresa e seus clientes.
Só existe comunicação se o receptor entender a mensagem.
código
EMISSOR -> mensagem -> RECEPTOR
canal
O trabalho somente acaba quando o cliente sente-se satisfeito.
Como saber disso? Como identificar que houve comunicação? Por meio de feedbacks*.
*Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.
A propaganda há muito não pode ser pensada nem estudada como um fenômeno isolado. Ela faz parte do panorama geral da comunicação e está em constante movimento com fenômenos paralelos dos quais colhe subsídios.
Dizem os estudiosas que a propaganda já foi embutida na pré história. Mas, com certeza, foi com os móveis do "Gut" (Gutenberg) no século 15 que a comunicação deu um grande salto.
Copistas -> Impresso -> Demanda de Produtos culturais -> Espaço para divulgação de idéias e produtos -> Propaganda
Tipografia de Gutenberg eram basicamente casimbos... os chamados "tipos"móveis.
Ps.: Muito comum também os reclames paroquiais.
O primeiro anúncio foi de um dentista em forma poética de escrita. O segundo divulgando uma ama de leite e o terceiro anunciando a perda de um garoto e sugerindo que quem o perdera deveria procura-lo na própria tipografia.
O espaço cedido na parte inferior estava ficando desorganizado então separou-se noticias de anucios. O "Jornal" começou a ser impresso em frente e verso.
Nesta época surge a assinatura dos jornais, bem como o pagamento por cada anúncio.
Porém com esse pagamento os "clientes" exigiram que a criaçao dos textos também fossem o tipógrafo que fizesse. Observou-se que os textos não ficavam bons por serem escritos mais com linguagem informativa.
Aparecem nas tipografias, então, os poetas para a criação dos textos, bem como os ilustradores diferenciando assim cada anúncio.
--
Oque paga TUDO é a propaganda. Ex: Faustão
Propaganda vem de Propagare (Latin) que surgiu de um departamento da igreja na época do Papa Clemente VII, o Congregatio de Propaganda Fide. Nesta época aconteceu a revolta de lutero. Que juntamente com o Gutenberg propagou suas idéias.
A propaganda nesta época tinha a idéia de propagar ideologias somente.
Nesta época, houve a revolução industrial, com a mudança da manufatura (mais procura do que produção) para produção industrial (super produção e concorrência).
JORNAL -> 1808
RÁDIO -> 1930 e 1940
TELEVISÃO -> 1950
INTERNET -> 1990 (criado para a guerra)
--
No BRASIL
A entrada e multinacionais americanas e européias no Brasil nas décadas de 20, consolidou a "publicidade" no nosso país.
O marco deste fenômeno foi a abertura dos escritórios de publicidade da General Motors em 1926 com seus escritórios de vendas.
A primeira agência em SC foi a Walro, comprada posteriormente pela Propague (o site deles é bem legal sugiro que vejam), que hoje sedia em Florianópolis.
Muito bom, se fosse no face já dava um curtir, OKASOKKPOSOKA.
ResponderExcluirQue resumão hein :O adorei
ResponderExcluirUaaaaaaaaaal! Já sei onde encontrar todas as respostas hahahahaha
ResponderExcluirMuito bom.