Ache o que procura!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Resumo Aula: Intro. à PP - 22.03

Sant'Anna (Publicitário)
Erbolato ( Comunicador)
Kotler (Marketeiro)

Comunicação

  • Processo de transmitir idéias entre indivíduos
  • Todos os processos intelectuais que, individual ou coletivamente chegam a influenciar pessoas.
  • Diálogo interativo entre empresa e seus clientes.
Só existe comunicação se o receptor entender a mensagem.

                               código
EMISSOR    ->    mensagem    ->    RECEPTOR
                                canal


O trabalho somente acaba quando o cliente sente-se satisfeito.
Como saber disso? Como identificar que houve comunicação? Por meio de feedbacks*.

*Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente. 

A propaganda há muito não pode ser pensada nem estudada como um fenômeno isolado. Ela faz parte do panorama geral da comunicação e está em constante movimento com fenômenos paralelos dos quais colhe subsídios.

Dizem os estudiosas que a propaganda já foi embutida na pré história. Mas, com certeza, foi com os móveis do "Gut" (Gutenberg) no século 15 que a comunicação deu um grande salto.


Copistas -> Impresso -> Demanda de Produtos culturais -> Espaço para divulgação de idéias e produtos -> Propaganda


Tipografia de Gutenberg eram basicamente casimbos... os chamados "tipos"móveis.

Ps.: Muito comum também os reclames paroquiais.

O primeiro anúncio foi de um dentista em forma poética de escrita. O segundo divulgando uma ama de leite e o terceiro anunciando a perda de um garoto e sugerindo que quem o perdera deveria procura-lo na própria tipografia.

O espaço cedido na parte inferior estava ficando desorganizado então separou-se noticias de anucios. O "Jornal" começou a ser impresso em frente e verso.
Nesta época surge a assinatura dos jornais, bem como o pagamento por cada anúncio.

Porém com esse pagamento os "clientes" exigiram que a criaçao dos textos também fossem o tipógrafo que fizesse. Observou-se que os textos não ficavam bons por serem escritos mais com linguagem informativa.

Aparecem nas tipografias, então, os poetas para a criação dos textos, bem como os ilustradores diferenciando assim cada anúncio.

--

Oque paga TUDO é a propaganda. Ex: Faustão

Propaganda vem de Propagare (Latin) que surgiu de um departamento da igreja na época do Papa Clemente VII, o Congregatio de Propaganda FideNesta época aconteceu a revolta de lutero. Que juntamente com o Gutenberg propagou suas idéias.

A propaganda nesta época tinha a idéia de propagar ideologias somente.

Nesta época, houve a revolução industrial, com a mudança da manufatura (mais procura do que produção) para produção industrial (super produção e concorrência).

JORNAL -> 1808
RÁDIO -> 1930 e 1940
TELEVISÃO -> 1950
INTERNET -> 1990 (criado para a guerra)

--

No BRASIL

A entrada e multinacionais americanas e européias no Brasil nas décadas de 20, consolidou a "publicidade" no nosso país.
O marco deste fenômeno foi a abertura dos escritórios de publicidade da General Motors em 1926 com seus escritórios de vendas.

A primeira agência em SC foi a Walro, comprada posteriormente pela Propague (o site deles é bem legal sugiro que vejam), que hoje sedia em Florianópolis.



3 comentários: